terça-feira, 25 de maio de 2010

Cefalocordado



O cefalocordado mais conhecido é o anfioxo (do grego amphi = ambos e oxy = pontiagudo), pois as duas extremidades do seu corpo são pontiagudas, não possuindo uma cabeça distinta e possuem normalmente de 5 a 10 cm de comprimento.
Vivem enterrados em posição diagonal no fundo do mar, nadam um pouco para se alimentar mas voltam para se esconder. Possuem na formação do esqueleto, como estrutura para sustentaçãoe apoio muscular, a notocorda.
Tem duas barbatanas baixas que são sustentadas por raios conservando suas características até a fase adulta. Também possuem tubo digestório completo com boca e ânus.
São considerados importantes pois formam um elo entre os invertebrados e os vertebrados do filo chordata.

Urocordados


São animais marinhos e possuem poucas semelhanças com os outros cordados. Não possuem vértebras e são animais que se alimentam por filtração, através de uma faringe perfurada. Existem cerca de duas mil espécies descritas, sendo a maioria representantes sésseis na forma adulta. Podem ser solitários ou coloniais. O corpo destes animais encontra-se coberto por uma túnica exoesquelética composta por uma proteína chamada tunicina e se alimentam de plâncton, filtrado pelas fendas branquiais.
Para a liberação de substâncias, água e gametas, o urocordado utiliza seu sifão anal (exalante); o sifão oral (ou inalante) permite a entrada de água. Possuem gânglios cerebrais e coração ventral. A reprodução pode ser assexuada, por brotamento, ou com fecundação externa, com larva livre-natante. Exemplo: ascídias, presentes em mares e costões rochosos.

O Filo dos Cordados


O Filo dos Cordados, do latim Chordata, constituem um filo dentro do reino Animalia que inclui os vertebrados, os anfioxos e os urocordados. Este filo compreende um grande grupo de animais que, em alguma fase da vida, compartilham características morfológicas (como a notocorda, um tubo nervoso dorsal, fendas branquiais) que indicam a existência de um ancestral comum.
São triblásticos (possuem os três folhetos germinativos), deuterostômios (o blastóporo dá origem ao ânus) e celomados. Este grupo abriga cerca de 40 mil espécies que ocupam os mais variados habitats. Este filo é dividido em três Subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata. Os dois primeiros são denominados protocordados por não possuírem crânio e tampouco vértebras.